domingo, 23 de outubro de 2011

Chegou o Sr. Outono :-(

Tardou mas aqui está ele! Hoje depois de almoço o céu fez cara feia e ZÁS, desatou a chover e nunca mais parou.
Já está a chover! E lá fomos os três espreitar à janela da cozinha.
"Pronto Rafaela, já chegou o Outono", disse-lhe eu enquanto olhávamos para as árvores que abanavam com o vento e para a chuva que cantava furiosa.

Há tanto tempo que a piolha ouvia falar no Outono e ele nunca mais aparecia! Pois bem, aqui está ele com a sua cara de poucos amigos... e já estou com saudades da Primavera (a minha estação preferida, apesar das alergias que me atormentam nessa altura).

A chuva é um bem precioso, a água é vida, sem ela não conseguimos viver. Sem chuva não temos água nas torneiras... ela rega os campos, lava as ruas... é preciosa! E lá continuo eu a explicar à minha filha que apesar de ser chata a chuva é mesmo importante!... sem ela não há vida!

Mas é CHATA, não se livra deste adjectivo! Os dias de chuva são um verdadeiro horror... para já não falar no deprimente horário de Inverno que se avizinha :-(

Fui buscar os sapatos de Inverno e fiz a última triagem à roupa da piolha. Expliquei-lhe que aquilo que não lhe serve vai para quem precisa. Faço questão que ela perceba que nem todas as crianças têm o que ela tem. Faço questão que ela perceba que aquilo que já não nos serve pode fazer outras pessoas felizes. Aproveitar, reciclar, ajudar, quero que ela cresça com estes conceitos bem presentes.

E lá me ajudou a construir  um monte com as roupinhas que já não entram no seu corpinho em pleno crescimento. E na sua voz doce e conscenciosa ia dizendo "Pois é, isto é para ajudar os meninos pobrezinhos".

Não quero que cresça com o rei na barriga, quero que saiba dar valor às suas coisas, que respeite e ajude quem nada tem. A vida não é fácil, atravessamos uma crise medonha e o dia de amanhã é uma incerteza para todos nós. Ninguém está livre de um dia vir a precisar de ajuda. Ninguém.

Sem comentários:

Enviar um comentário