segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O ataque das parasitas :-(((((

Isto não há dúvida, estamos sempre a aprender! Hoje tivémos uma verdadeira noite de cão... e o dia foi esgotante, tudo por causa da bicharada que resolveu atacar a minha Bonequinha.

A Rafaela dorme toda a noite que nem uma pedra e quando acorda é porque algo a atormenta de verdade. Há três ou quatro dias atrás acordou de madrugada a queixar-se de comichões no rabo e no pipi. Eu fiquei logo de antenas no ar... lavei-a com água fresquinha, coloquei-lhe um pouco de canesten e ela acabou por adormecer.

No dia seguinte até fui à farmácia e comprei um creme pediátrico próprio para desconfortos e inflamações na vulva. Seria uma candidiase, pensava eu na minha ignorâmcia! A candidíase costuma dar muitas comichões, sensação de calor e ardor na vagina (quase todas as mulheres sabem como isto é horrivel! eu sei pois já tive!).

Bem, mas os sintomas passaram e nunca mais se queixou de tal coisa. Fui supervisionando e nunca vi nada de anormal... pensei que tinha passado.
MAS ESTA NOITE foi um desespero. A bonequinha acordou à uma e tal da manhã aos gritos a torcer-se toda agarrada ao pipi com umas comichões de enlouquecer. Tadinha, metia dó :-(

Mas que raio tem ela no pipi?? Lavei-a com água fresca, mudei-lhe de cuecas, coloquei canesten... e ela vá de chorar, vá de gritar "Vou ficar em sangue mamã, não consigo parar de me coçar! Tenho tanto sono, estou tão cansada e as comichões não passam!! Acho que nunca mais vou conseguir dormir" e dizia isto lavada em lágrimas de pé no meio da casa agarrada ao meio das pernas a coçar-se com uma fúria tremenda.... Credo e eu já não sabia mais o que fazer :-((

Toca de a refrescar outra vez porque ela só se sentia bem debaixo de água, vá de colocar o creme pediátrico... vá de lavar... e que tal experimentar a colocar pó talco?... bufff, cheguei a um ponto que já não sabia o que lhe fazer.

O papá agarrou na almofada e foi dormir para a sala porque tinha mesmo que descansar. No dia seguinte tinha a agenda cheia e uma reunião importantíssima na qual iria falar durante muito tempo e tinha que ter a cabeça fresca.

E ela continuava aos gritos, fechava os punhos e cerrava os dentes numa aflição terrível. Deitou-se na minha cama, ao meu lado de pernas abertas enquanto eu a abanava com um leque!!! Valha-me Deus...

Acabei por ligar para a Saúde 24 pois já não sabia mesmo o que fazer. E fiquei de bouca aberta!! Lá expliquei os sintomas e no fim o enfermeiro perguntou-me "Há quanto tempo é que não desparasita a sua filha?".... Eu perguntei "Desparasitar???"

Eu não sabia que as crianças tinham que ser desparasitadas!! Não fazia ideia! Para mim isso era algo que só se fazia aos cães, aos coelhos e à bicharada!! eh eh eh!!
Podem ser lombrigas ou qualquer outro tipo de parasita que transita do anûs para a vagina e causa este pesadelo :-(

O enfermeiro disse-me que eu fiz tudo o que estava correcto e que de momento não havia mais nada a fazer. Tinha que a levar ao médico no dia seguinte. E eu perguntei "Mas levo-a à pediatra, à ginecologista ou à dermatologista????"

Ao pediatra, disse ele. E explicou-me que as meninas não costumam ter candidíases (ao contrário das mulheres adultas). As crianças costumam ser atacadas frequentemente por parasitas e nas meninas é muito pior porque passam rapidamente do anûs para a vagina. As coisas que eu aprendi naquele minuto de conversa!!

Ele disse-me também para lhe dar um benuron para acalmar alguma dor que ela já tivesse com tanto de coçar. Lá lhe dei o benuron, lá a continuei a abanar com o leque... e a noite foi passando assim, entre gritos e choros e a minha impotencia... tinha que esperar pelo amanhecer para ir à pediatra.

Ao fim de algumas horas as comichões acalmaram mas depois veio a tosse!!!! a tosse porque é uma maluca e não faz o que eu lhe digo! Andou na paródia com a amiga Matilde no parque infantil e molharam-se todas no repucho. E eu sempre a avisar, sempre a dizer que se ia constipar... e ela sempre cheia de calores, toda transpirada numa tourada completa! Crianças!... fazem ouvidos moucos constantemente ao que nós lhes dizemos... uma pessoa fica doida :-(

Mas lá conseguiu adormecer após longas horas de comichões e tosse. Exausta, pois claro. Ela e eu.... e o papá lá voltou para a cama porque não conseguia domir no sofá... e com os gritos e o choro da piolha a furar o silêncio nocturno era impossível!

De manhã as comichões voltaram à carga. A pediatra só está na clínica da parte da tarde... até lá o que raio vou eu fazer?? Andei aqui de volta da net a pesquisar sobre parasitas e afins. Telefonei à minha cunhada. Não há nada como falar com mães que já têm filhos mais velhos e já passaram por estas coisas antes! estamos sempre a aprender :-))) Afinal a Joaninha já tinha passada por uma situação semelhante há bem pouco tempo.

Nunca faço auto-medicação mas hoje fiz. Fui à farmácia e comprei uma embalagem de ZENTEL. Um desparasitante! REMÉDIO SANTO!!! milagroso!!.... mata as lombrigas e uma série de outros parasitas que atormentam as crianças. Uma toma única verdadeiramente eficaz ;-)

E ao longo do dia a situação foi melhorando...felizmente. Vá de lhe dar chá para ela urinar bastante... e uma amiga minha disse para eu lhe dar um supositório de glicerina para a ajudar a fazer cócó rapidamente para eliminar a bicharada.

E não foi à escola, passou o dia debaixo da minha asa. E dormimos as duas uma bela sesta para repor as energias e o bom humor porque a noite passada foi quase em branco.

E parece que a situação está controlada. Vamos ver. Se esta noite as comichões atacarem de novo corro com ela amanhã à pediatra. 

E já estou preparada para me desparasitar pois ao que parece estes bichos passam rapidamente dela para nós.... nunca tive lombrigas em crianças... sou capaz de vir a ter agora aos 35 anos!!

3 comentários:

  1. Em boa hora que encontrei o teu blogue... Vou a correr a farmácia porque a situação está preta cá em casa. Tenho a minha pequenita de 3 anos aos gritos porque lhe dói o rabo. Que horror!!!

    Obrigada por partilhar a sua história.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que a minha partilha lhe foi útil :) Nós mães estamos sempre a aprender umas com as outras :) As melhoras das sua pequenita ♥

      Eliminar
  2. Nossa, eu tenho um casal, sei bem como que é quando a crise vem. Já ouvi relatos de que esses parasitas são provocados pelo leite, esses bichos tende a atacar a noite, minhas atenas já ficam ligadas quando ouço ranger de dentes estando dormindo, na sequência vem coçeiras com algumas dores no ânus, mas se parar pra prestar atenção, vc vai ver com seus olhos esses vermes saindo do ânus da criança,e na menina é muito pior pq chega a vagina. Existem alguns remédios indicados para este problema, tem Pyr-pan, esse é apenas para este tipo de parasita, tem ANITA, que serve para todos os tipos de verme, assim como o ALBENDAZOL. Sempre faço o tratamento a cada 6 meses com albendazol, são 3 frascos durante 3 dias, a cada dia um pós almoço, terminado esses 3 dias vc conta sete dias e repete o tratamento.

    ResponderEliminar