domingo, 2 de outubro de 2011

Perguntas complicadas :-(


A morte é um daqueles temas que não agrada a ninguém... mas faz parte da vida e as crianças gostam de fazer perguntas e mais perguntas.

E a minha filha é perita em fazer perguntas!!!... fala pelos cotovelos... um dia gostava de gravar as conversas dela!!! é impressionante como passa o dia inteiro a falar, a falar, a falar! e quando não fala opta por cantar!!! mete-se com toda a gente, tudo lhe disperta curiosidade, é uma cusca dos diabos!! e enquanto não vê as suas dúvidas esclarecidas tem sempre mais um porquê e porquê e porquê.

Hoje, ao acordar da sesta, estávamos as duas em cima da cama nos mimos e na palhaçada quando me vem com uma daquelas conversas complicadas... não sei que raio se passou naquela cabecinha porque sem mais nem menos olhou para mim e disse: "Se eu não tivesse mamã morria de fome".
Eu resolvi não dar muita importância pois se faço caso destas conversas o tema alonga-se até me deixar angustiada com esta curiosidade mórbida. Então respondi-lhe: "Minha querida, se eu morresse tinhas o papá para te dar comida"

Ela olhou para mim e respondeu: "Mas o papá depois fica velho e morre e depois quem trata de mim?????"

OHHHHH MEU DEUS, eu levantei-me e comecei a desconversar porque se há coisa que me deixa angustiada são este tipo de perguntas. Bem diz a educadora que a minha filhota tem demasiada maturidade para a idade... por vezes tem conversas de velha!!!
É normal que as crianças comecem a falar na morte e a ficar angustiadas com as dúvidas subjacentes... mas a maior parte delas só começa a pensar nisto por volta dos seis/sete anos. Agora com 3 anos e 9 meses não é uma coisa muito normal...

Perguntas estúpidas.... estúpidas é uma forma de dizer porque de estúpidas não têm mesmo nada! são perguntas lógicas, fazem sentido, são reais mas deixam qualquer mãe mal disposta, pensativa e de coração apertado :-(

Enfim, mas temos que estar preparadas para responder da melhor forma sem criar grandes ondas.... mas não é fácil, não senhor! Mas quem disse que ser mãe é fácil?? Quem disse que lidar com o coração e com a razão é fácil?? Quem disse que formar e preparar um ser humano para a vida é fácil?

Não é, pois não. Mas por isso é que ser mãe é algo tão apaixonante. É um desafio constante à nossa mente, ao nosso coração, ao nosso EU.