sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A 1ª visita de estudo da Rafaela!


É verdade, hoje foi um dia muito especial, ou melhor, foi uma manhã MUITO ESPECIAL!
Os meninos e as meninas da sala dos grandes foram todos a uma visita de estudo! A primeira da Rafaela :-)

Foram ver o musical infantil "Careta - a tartaruga que defende o Planeta!", no Auditório do Oceanário de Lisboa.
O entusiasmo começou dias antes quando a piolha soube que ia andar de autocarro! De autocarro até ao Oceanário, um sítio que ela adora e que já visitou duas vezes com a mamã e com o papá. Mas desta vez seria diferente, desta vez não ia ver os peixinhos mas sim uma peça da teatro!
É claro que aqui a mamã galinha a encheu de recomendações "Já sabes Rafaela, nunca te afastes da Susana porque te podes perder e alguém te pode levar; Tem muito cuidado a entrar e a sair do autocarro; Faz sempre o que a Susana e a Mónica te disserem, o.k?; dentro do autocarro já sabes que tens que estar sempre sentada e com o cinto de segurança, nada de palermices, ouviste? e se os outros meninos começarem feitos tontos, tu porta-te como deve ser e não vás atrás dos disparates, ouviste?"
Ela ouvia-me, sorria e abraçava-me dizendo "Não te preocupes mamãzinha, eu porto-me bem. Eu tenho cuidado. Não fiques preocupada".
A semana esteve muito chuvosa e na terça feira fez tempestade... e eu sempre de olho na meteorologia com esperança que na sexta a chuva resolvesse dar tréguas para os pequenitos poderem fazer uma boa viagem pela 2ª circular até ao Oceanário.

O meu maior receio era a viagem que apesar de curta, é sempre uma viagem. Tenho sempre medo que algo possa acontecer. De resto estava descansada porque sei que ela com a Susana está com Deus. A Susana é o que se chama uma educadora 5 estrelas, uma pessoa que ama o que faz, uma pessoa que não brinca em serviço. Uma verdadeira profissional. A Rafaela adora-a. A Susana é super brincalhona, divertida mas também muito exigente. Sabe pôr as crianças na ordem como ninguém!

Mas continuando....
Na sexta feira a piolha saltou da cama logo à minha primeira chamada!!!! impressionante! há dias que para se levantar é um castigo... mas hoje pulou da cama e disse-me com um entusiasmo delicioso "Vamos mamã! não posso chegar atrasada senão o autocarro vai-se embora sem mim!!!"
"Tem calma amor, fica descansada que não perdes o autocarro. Primeiro ainda tens que te vestir, tomar o pequeno almoço e lavar os dentes".
E lá andava ela pela casa feita barata tonta, a falar, a cantar e a pular! Também fez questão de me ajudar a preparar a sua mochila com um pequeno lanche para o meio da manhã.... "diz lá o que te apetece levar? mas olha que não podes levar muita coisa porque é apenas um lanche e porque vais ter que ser tu a carregar com a mochila e a tomar conta dela, ouviste? A Susana não vai andar a carregar com as tralhas dos meninos, cada um tem que cuidar das suas coisas".
"Está bem mamã!" respondeu ela com um sorriso absolutamente deslumbrante naquela carinha fofa.
Eu e o papá observávamos toda aquela inocência, toda aquela alegria com um certo saudosismo... saudade dos nossos tempos de criança, saudade das excursões da escola que nos faziam transbordar de entusiasmo, saudade do cheiro das merendas que as nossas mães nos preparavam e que na maior parte da vezes chegavam a casa quase intactas porque o pessoal queria era brincar, passear e divertir-se!!... saudade da alegria com que viviamos a vida quando eramos crianças... uma vida que em adulto é tão diferente.... SIM, porque à medida que vamos crescendo os sorrisos e as gargalhadas vão diminuindo... a vida vai-nos tornando mais amargos, mais cinzentos...
Mas quem tem filhos tem uma LUZ, quem tem filhos consegue sentir novamente o calor e a alegria das pequenas coisas da vida. Voltamos a ser crianças :-)
Às 8h50 chegámos à escola conforme combinado. Não chovia, felizmente.
A piolha despediu-se de mim (com os calorosos beijos e abraços do costume) e lá foi ela aos saltos para junto dos colegas que andavam em delírio pela sala.
Pedi à Susana para me dar uma apitadela assim que chegassem. Eu não atenderia o telemóvel. Era só para ficar com o coração descansado.
Às 9h50 recebi a chamada da Susana e fiquei tranquila! A piolha já tinha chegado ao destino :-)
Aproveitei e fui até ao ginásio para dar largas à minha energia com uma bela dose de cardio-fitness e musculação.

Ao meio dia em ponto recebi um SMS da Susana a dizer "Já estamos a chegar à escola. Tudo o.k. Bj ;-)"
Fiquei radiante! A Susana é mesmo um espectáculo! Ela sabe como é o coração de uma mãe!... especialmente de uma mãe como eu sempre demasiado preocupada e atenta a tudo.... já me conhece de ginjeira!! :-)))

Tomei banho, almocei e às 14h00 lá estava eu à porta da escola como de costume.
A piolha mal me viu começou aos pulinhos de alegria (como é hábito) e voou para mim para me contar a aventura! Abriu a mochila e mostrou-me o bilhete do teatro com uma tartaruguinha. "Toma mamã, é para ti! é a tartaruguinha bebé que saiu do ovo e foi para o oceano"
Chegou a casa eufórica e cansada. Quis comer outra vez! (já tinha almoçado mas quis comer mais qualquer coisa porque toda aquela energia consome muitas calorias, pois claro!)

E ali ficámos à mesa enquanto ela contava tudo com uma tagarelice estonteante!! e lá falou da Careta e da Casquinha e do Vasco e do Polvo.... e do estádio do benfica e do sporting que viu ao longo da viagem e que causaram furor entre educadoras e colegas... e dos aviões no aeroporto que se avistavam perfeitamente do autocarro... e blá blá blá.

Depois o sono começou a apertar e começou feita rabugenta. Começou a chorar porque queria ir ao teatro outra vez mas desta vez queria ir comigo! "Eu fui com a Susana e com os meus colegas, mas também quero ir contigo mamã! vamos? Pode ser? vamos agora?".
Estava na hora da sesta, pois claro. A hora em que a princesa se transforma em abóbora e fica impossível de aturar.

E lá dormiu descansada para repor o bom humor. E quando acordou fomos brincar para o quarto. Hoje só quis brincar com as tartarugas. E ali estivémos sentadas no tapete com toda aquela bonecada. E ela a reproduzir os diálogos que tinha ouvido no teatro :-)

E já vi as fotos e ADOREI! A minha menina não podia estar em melhores mãos, é verdade. A equipa da escola é mesmo 5 estrelas, não há dúvida! Admiro profundamente o trabalho destas pessoas. Na escola da Rafaela cada sala tem poucas crianças mas mesmo assim foram duas educadoras e uma auxiliar à visita de estudo! Tudo muito bem organizado. Parabéns à Susana, à Carina e à Mónica por terem proporcionado uma manhã tão espectacular aos pequenitos :-)

Sem comentários:

Enviar um comentário