domingo, 27 de novembro de 2011

Progressos :-)

Na semana passada tomei uma decisão. Sei que na escola, desde que está na sala dos grandes, já faz chichi sózinha e em seguida limpa-se e veste-se. Só quando faz cócó é que chama a Susana ou a Moqui. Então achei que aqui por casa já estava na altura de fazer a mesma coisa. Coloquei um banco baixinho junto à sanita e disse-lhe que a partir desse dia, sempre que quisesse fazer chichi, fizesse como faz na escola. Afinal a piolha vai a caminho dos 4 anos e eu não posso andar eternamente com medo que ela caia da sanita e parta a cabeça.

É que até ao momento tenho sido eu a colocar o redutor na sanita, a despir a menina, a sentar, a limpar e a vestir novamente. Mas tenho que ter juízo! o excesso de zelo também não é bom e sei que tenho que fomentar a autonomia. Mas ela é tão macaca, não pára quieta e uma pessoa tem medo de a deixar dar um passo destes sózinha!!!!!

A última vez que fomos visitar os meus pais ao Alentejo a piolha ia-se matando nos escassos segundos que me ausentei da casa de banho. Deixei-a sentada na sanita, fui buscar uma coisa ao quarto e ZÁS foi o suficiente para fazer asneira!... caiu da sanita abaixo porque andou feita macaca a tentar chegar ao rolo do papel higiénico para o desenrolar e brincar com ele. Estatelou-se no chão, pois claro! ficou com um galo enorme e roxo na testa.

Enfim, com exemplos destes como é que eu posso estimular a autonomia desta criatura??!?!... tenho medo pois claro!! tenho medo que lhe aconteça alguma coisa!... enfim... não é fácil... sei que devo soltar a rédea mas tenho medo... é o eterno dilema entre razão e coração...

Mas pelos vistos esta batalha está vencida porque ao longo da última semana tudo correu bem! sem quedas, sem macacadas :-))

E hoje deu um passo de gigante. Hoje resolveu prescindir do redutor. "Mamã, mamã!! anda cá ver! já sou mais grande, não preciso do redutor! Já consigo fazer chichi sem o redutor!", exclamou a Boneca numa alegria estonteante.

Eu eu o papá ficámos todos contentes. "Excelente Rafaela! ainda bem que consegues! Já fazes chichi como os grandes!!! mas não te esqueças de te agarrar à sanita para não caires!".

Também já tentou fazer cócó sem o redutor mas a coisa complicou-se porque perde a força e o equilibrio "Eu consigo mamã, eu consigo, já sou mais grande!...... memmmm...... tens razão mamã, para fazer cócó é melhor o redutor".

A única coisa que continua a meu cargo é a limpeza. É que ela é capaz de gastar um monte de dodots ou um rolo de papel higiénico e fica suja na mesma!!! Também já lhe expliquei que as meninas têm que se limpar de frente para trás para evitar que os bichinhos do rabo vão para o pipi... mas cada coisa de sua vez :-))

Sem comentários:

Enviar um comentário