segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O ranho é amigo ;-)

Agora ao serão estive a dar uma vista de olhos pela Visão Júnior e fiquei parada neste artigo sobre ranho. SIM, sobre ranho! Quem é mãe sabe perfeitamente que este é um assunto importante porque onde há crianças há sempre ranho, tosse e espirros!! :-)))

O artigo está engraçado e explica de forma simples algumas coisas complicadas. Por isso mesmo, tomei algumas notas porque o saber não ocupa lugar e quando se tem uma filha como a minha, que passa a vida a fazer perguntas e mais perguntas, há que estar munida de boas respostas ;-)

Aproveito para partilhar convosco algumas dessas notas porque também vos podem ser úteis.



"O ranho é tão nojento como bom para a saúde. É produzido nas mucosas nasais (paredes internas do nariz) e aquece e humidifica o ar que respiramos. Mais: funciona como um papel autocolante que evita que o pó, o pólen, o fumo, os germes e as bactérias (seres minúsculos que podem causar doenças) cheguem aos pulmões. Os médicos preferem chamar-lhe muco nasal e confessam que gostam muito dele porque mantém à distância todo esse lixo que teima em entrar pelas nossas narinas, misturado com o ar (...)"

E porque razão o nariz pinga quando está frio? "Para defender os pulmões, o nariz esforça-se tanto a aquecer o ar que estás a respirar que as veias das tuas narinas dilatam. É essa passagem de mais sangue que leva à produção de mais muco".

Porque ficamos ranhosos quando choramos? "As lágrimas escorrem dos canais lacrimais (no cantinho dos olhos) para o nariz, e transformam-se em ranho ao misturarem-se com o muco".

Gosto desta Visão Júnior... no meu tempo de criança não havia nada do género (pelo menos que eu me lembre!)

Sem comentários:

Enviar um comentário