terça-feira, 20 de março de 2012

Um livro que recomendo

Acabou de ser lançado um livro que pode ser bastante útil a pais, educadores e a todos aqueles que lidam com crianças e adolescentes. "Crianças e internet em Portugal - Acessos, usos, riscos, mediações", da autoria de Cristina Ponte, Ana Jorge, José Alberto Simões e Daniel S. Cardoso, editado pela Minerva Coimbra.



Resumo do livro:

"Em que locais acedem as crianças à internet, dentro e fora de casa? Que usos fazem da rede? Quando incorrem em riscos, como lidam com eles? E que influência têm os seus pais, professores, amigos e outras fontes de informação nos modos como usam a internet?

Este livro responde a estas questões, discutindo resultados nacionais do inquérito europeu do Projecto EU Kids Online, que escutou cerca de 25 mil crianças (9-16 anos) e um dos seus país, nas suas casas, em 25 países, entre os quais Portugal, em 2010. 

Às análises realizadas pela equipa portuguesa, juntam-se os comentários de especialistas e de entidades como a Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, o Instituto de Apoio à Criança, o Ministério da Educação ou a Polícia Judiciária. 

A segurança das crianças na internet diz respeito às famílias, escolas, entidades governamentais, Polícia, indústrias do digital, monitores de espaços informais e muitas outras entidades - incluindo as próprias crianças e os seus direitos de cidadania. 

Saber lidar com os riscos da internet evitando que constituam situações danosas é condição necessária para que usufruam plenamente as oportunidades da rede, respeitando-se a si e aos outros. Escrita numa linguagem acessível e tornando claros os conceitos usados no Projecto EU Kids Online, esta obra favorece um conhecimento sustentado sobre a realidade portuguesa de um fenómeno que faz parte dos modos contemporâneos de crescer: aceder aos meios digitais e saber tirar partido das suas potencialidades.

O Projecto europeu EU Kids Online (www.eukidsonline.net), financiado pelo Programa Safer Internet Plus, da Comissão Europeia, e dirigido por Sonia Livingstone e Leslie Haddon, da London School of Economics and Political Science, tem investigado desde 2006 usos, oportunidades, riscos e segurança de crianças na internet numa dimensão comparada."

Para mais informações, consultar: http://www.fcsh.unl.pt/eukidsonline/

Sem comentários:

Enviar um comentário