quinta-feira, 17 de maio de 2012

Made in Portugal: Princess Pea


No ano passado dei de caras com um eco-bag super original e amoroso. Tinha uma ilustração da Rachel Caiano e resolvi ver a que marca pertencia. Foi assim que descobri a Princess Pea e na altura publiquei o dito eco-bag AQUI no blog. A Princess Pea é uma marca de produtos de uso quotidiano valorizados através da ilustração, tendo como base o vasto universo dos contos infantis. Desta forma, a Princess Pea fantasia os mais variados momentos do dia a dia, tornando mais visível, mais acessível e mais apreciada a ilustração de alguns dos mais conceituados ilustradores nacionais. Estive à conversa com Catarina Almeida que me mostrou o que está por detrás desta simpática ervilha ;-)

Angel: Catarina, tenho que aproveitar esta entrevista para lhe dizer que o vosso logotipo é uma fofura. Aquela ervilha é um amor! Foi a Princesa Ervilha que deu nome à marca? Têm uma paixão especial por este conto?
Catarina: Foi realmente esse conto que deu nome à marca, mas não foi por acaso. No conto, a princesa embora pobre, faminta e desprovida de vestes de princesa, era mesmo a princesa verdadeira. Era princesa por dentro e esse facto só foi provado devido à sua sensibilidade. A Princess Pea tem produtos que são para mulheres princesas, nem sempre por fora, mas sempre por dentro. Sensíveis ao belo e ao especial.

Angel: Sendo uma marca portuguesa, optaram por um nome inglês. Têm em vista a internacionalização?
Catarina: Sim. Embora muito portuguesa, a Princess Pea pretende espalhar-se pelo mundo e tem um nome inglês porque o mundo é uma aldeia global e o inglês é uma língua universal.

Angel: O que diferencia a Princess Pea das restantes marcas do sector? Qual é a vossa vantagem competitiva, digamos assim.
Catarina: Os nossos produtos são especiais, assinados, são pequenas obras de arte que dão para usar no dia a dia e é tudo feito em Portugal. Acho que não fazemos bem parte de um sector, uma vez que o que fazemos nunca foi feito em Portugal, portanto, somos um pouco pioneiros.

Angel: Comercializam produtos portugueses de uso quotidiano (vestuário, malas, sacos, bijuteria, artigos de decoração, loiça, agendas, cadernos, etc) valorizados através da arte da ilustração tendo por base os contos infantis. Pensam alargar a vossa oferta a outros sectores?
Catarina: Estamos sempre a pensar em novos produtos que os nossos clientes gostassem de ver na Princess Pea. Outros sectores talvez não seja bem o termo, mas sim novos produtos.

Angel: Sei que estão sempre atentos aos novos talentos. No início deste mês a Catarina Guerreiro arrecadou 2013 votos e juntou-se à vossa lista de ilustradores. Com que frequência lançam estes desafios?
Catarina: Foi a primeira vez para comemorar o nosso aniversário de 6 meses de loja activa. Iremos repetir talvez quando fizermos 1 ano de actividade... mas tentamos sempre manter a fasquia dos ilustradores elevada. Queremos trabalhar com os melhores e acho que é o que temos feito.

Angel: O desafio é lançado apenas aos ilustradores nacionais ou também se estende além fronteiras?
Catarina: Os nossos ilustradores são o nosso orgulho, sem eles nada disto faria sentido e é por eles que os nossos produtos são especiais. O ilustrador é a personagem principal por detrás do produto. Fazemos questão que sejam portugueses. Se temos ilustradores com tanta qualidade para quê procurar estrangeiros? O que é português é bom!

Angel: Sem dúvida! É bom e recomenda-se como eu costumo dizer. Daí a importância desta rubrica Made in Portugal da Angel♥Luzinha que está a suscitar casa vez mais interesse na blogosfera e arredores. Tenho conhecido e divulgado marcas com um potencial impressionante. Vamos agora falar um pouco sobre as vossas vendas. Qual é a peça mais procurada pelos vossos clientes? 
Catarina: Os nossos eco-bags são um verdadeiro sucesso. Talvez sejam os produtos mais vendidos. São versáteis e práticos e evitam o uso de sacos de plástico. São atrativos, leves, lavam-se na máquina e lindos! São o nosso cartão de visita.

Angel: Pensam abrir uma loja física ou continuar a apostar nas vendas online?
Catarina: Vamos sempre apostar nas vendas online embora tenhamos algumas lojas onde os nossos produtos estejam disponíveis. Lojas especiais, com qualidade e produtos diferentes, sempre ligadas à arte. A curto prazo não passa pelos nossos planos ter loja própria.

Angel: Como é que promovem a marca?
Catarina: A nossa marca promove-se a si mesma, pela qualidade dos produtos, pelo conceito. A comunicação social também tem dado uma boa ajuda na divulgação, tal como o facebook.

Angel: Deparam-se com alguma dificuldade especifica, tendo em conta a actual conjuntura?
Catarina: Sim. Por vezes as quantidades mínimas de produção são muito elevadas e isso exige algum investimento. Essa facto somado a alguma falta de poder de compra por parte dos clientes. Mas encaramos tudo com coragem e cada dia ou cada projeto é um desafio que queremos sempre ultrapassar.

Angel: Se o génio da lâmpada vos concedesse três desejos, quais seriam?
Catarina: 1º- Conseguir internacionalizar de uma forma significativa. Gostávamos que a nossa ilustração fosse mais reconhecida lá fora, bem como o design português e tudo o que de bom se faz por cá.
2º- Nunca dececionar os nossos ilustradores e conseguir sempre valorizar as suas ilustrações com produtos bons, bonitos e úteis.
3º- Conseguir atingir quantidades de produção que, de alguma forma, contribuíssem para algum desenvolvimento económico.

Angel: Que mensagem gostariam de deixar às centenas de mães que visitam diariamente a Angel♥Luzinha?
Catarina: Gostaria de incentivar as mães a consumir o que é português. Às vezes um pequeno gesto, uma escolha no super-mercado, pode salvar alguns postos de trabalho e contribuir para o funcionamento saudável de algumas empresas nacionais. Incentivem os vossos filhos a gostar do que é português, a valorizarem a arte, a ser sensíveis ao belo e, acima de tudo, a nunca desistir dos seus sonhos. O sonho comanda a vida e a alma lusitana sempre foi de grandes empreitadas. Vamos transmitir às gerações futuras que com métodos de trabalho, coragem e muita vontade, podemos conseguir tudo o que desejamos.

Angel: Sem dúvida Catarina, o sonho é o motor da vida. Faço suas as minhas palavras e acredito que com esse espírito positivo e criativo a Princessa Pea irá certamente conquistar o mercado internacional porque a vossa qualidade e originalidade são incontestáveis.

Para entrarem no universo Princess Pea basta visitarem o site da marca http://www.princesspea.net/shop/ ou a página no facebook clicando AQUI.
























2 comentários:

  1. Parabéns Paula. Deixe-me dizer-lhe que desconhecia esta marca mas estou encantada. Bom gosto, requinte e um toque de infância surpreendente. Tem toda a razão quando diz que o que é nacional é bom e recomenda-se. Parabéns mais uma vez pela fantástica rubrica.

    ResponderEliminar
  2. Dou por mim a chegar ao trabalho... mas antes tenho sempre que espreitar o seu blog... depois é que me atiro à papelada. Mais uma excelente selecção, como não podia deixar de ser :)

    ResponderEliminar