quinta-feira, 14 de junho de 2012

Desistir não é opção

Hoje rumámos os três até ao sétimo piso do El Corte Inglés para o lançamento do livro "Desistir não é Opção!" da autoria de Paulo Sousa Costa que perdeu o seu Paulinho em Setembro de 2010, a uma semana de completar sete aninhos, vitima de uma leucemia fulminante que de um dia para o outro ceifou uma vida que ficou com tanto por viver.

Não me vou alongar sobre este assunto porque na altura escrevi dois posts (aqui e aqui) e fiquei arrasada porque trabalhei sete anos e meio com o Paulo Sousa Costa na Men's Health e conheci o Paulinho com semanas de vida. Parece que estou a ver aquele anjinho loiro de olhos doces a andar pela redação ou ao colo do pai e da mãe que tanto o amavam. É um assunto que me perturba brutalmente... se a vida é injusta, a morte é mais ainda. Nenhum pai devia viver para assistir à morte de um filho. Se perder um bebé durante a gestação (como eu perdi os meus gémeos) é absolutamente devastador... não consigo, nem quero imaginar o que será perder um filho que já cá está entre nós... 

Mas esteja onde estiver, o pequeno Paulinho está a olhar para todos aqueles que tanto o amam e irá ser o Anjinho da Guarda da pequena Letícia que nascerá em breve, fruto do amor de Paulo Sousa Costa e Carla Matadinho a quem fiz questão de dar os parabéns porque a admiro, porque tem que se ser uma grande mulher e possuir uma imensa força interior para se estar ao lado de um homem que passa por tamanha dor.

Sobre o livro
Desistir Não é Opção! é uma história de amor. De um menino que foi amado desde o dia em que foi concebido, a milhares de quilómetros de distância, numa Nova Iorque de sonho. É a aventura de um pai e de um filho que cresceram juntos, e se separaram abruptamente. O Paulo ensinou o filho a nunca desistir, e foi o que ele teve de aprender da pior maneira possível. E, em memória do anjinho louro, o pai prometeu a si próprio levantar-se e viver. Porque, como costumava dizer ao Paulinho, sempre que ele enfrentava um obstáculo, Desistir não é Opção!

Certo dia na praia, quando um casal de desconhecidos lhe perguntou a idade, o Paulinho disparou apressado: “Tenho sete anos.” Mas não tinha, era uma mentira inocente de criança, que a um mês do aniversário queria impressionar... Ao lado, o pai fingiu não ouvir, com um sorriso nos lábios.

Naquele momento, debaixo de um Sol radioso, ao ouvir o barulho das ondas, Paulo Sousa Costa desfrutava apenas do despreocupado amor pelo filho, no último dia de praia, no fim do último Verão que passariam juntos. O Paulo não sabia, nunca poderia imaginar, que o Paulinho não chegaria a fazer sete anos. Ao anjinho louro, de cabelo encaracolado, sobravam apenas 15 dias de vida. Num dia estava bom, no outro já não estava, levado por uma leucemia fulminante.

Sobre o autor
Paulo Sousa Costa nasceu em Angola tendo-se mudado na altura da descolonização para o Brasil, onde viveu durante quatro anos.
Estudou Direito e Marketing mas foi ao jornalismo que dedicou grande parte da sua vida profissional. Foi o diretor fundador da edição portuguesa da revista Men’s Health, onde trabalhou durante oito anos. Neste período acumulou as funções de Editor Residente no departamento Internacional do Grupo norte-americano Rodale, razão que o levou a viver nos EUA. Depois de ter sido um dos apresentadores do programa Eles Sobre Elas na SIC Mulher, tem colaborado frequentemente com mesmo canal sendo o autor e o apresentador da rubrica Faça Como Eu, exibido no programa Mais Mulher.
Iniciou-se no teatro na equipa de produção do musical Os Produtores de Mel Brooks e é neste momento o produtor das peças Os 39 Degraus e A Verdadeira História da Cigarra e da Formiga.

Nota
A receita da venda será canalizada para a futura fundação/organização Dragãozinho Azul com o intuito de ajudar crianças.

5 comentários:

  1. Grande coragem sim, senhor...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. eu estou passando o mesmo q ele passou perdi meu filho de 2 anos pra leucemia mieloide aguda, foi tudo derrepente...quero muito ler este livro, vc poderia me dizer aonde acho no brasil...desde ja agradeço.
    mirian

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mirian, não há palavras que lhe possa dizer porque não há nada nem ninguém que lhe possa acalmar tamanha dor. Talvez este livro a possa ajudar... o Paulo Sousa Costa agarrou-se à vida porque para ele "desistir não é opção". Foi esta a mensagem que ele sempre passou ao filho e agora aplica-a a si próprio para tentar superar este eterno momento de dor. Vou contactar o autor e perguntar-lhe como pode adquirir o livro no Brasil. Peço-lhe que me dê o seu mail para que eu lhe possa enviar a resposta.

      Eliminar
    2. Mirian, já falei com o Paulo Sousa Costa e ele disse que o melhor é tentar encomendar o livro pela FNAC online de Portugal. Aqui fica o link: http://www.fnac.pt

      Mas se quiser, sinta-se à vontade para contactar o Paulo directamente. Aqui ficam os contactos:
      Facebook: https://www.facebook.com/paulo.s.costa.9
      E.mail: psousacosta@gmail.com

      Beijinho grande e se necessitar de mais alguma informação estou ao dispor.

      Eliminar