quinta-feira, 21 de junho de 2012

Made in Portugal: Tarapatices



Quando descobri a Tarapatices não descansei enquanto não consegui meter conversa com a Sandra Moreira. Fiquei encantada com tudo o que vi no seu blog e facebook porque ADORO trabalhos em patchwork e a Sandra Moreira é dona de um bom gosto incontornável, uma verdadeira mestre no assunto! Confesso que fiquei completamente rendida à sua simpatia, profissionalismo e perfeccionismo.  As suas peças são uma verdadeira obra de arte. 

Olá Sandra, vamos lá saber como e quando surgiu a marca? 
A marca surgiu há cerca de 5 anos. Após vários anos a trabalhar demasiadas horas por dia, incluindo fins-de-semana, decidi que tinha chegado a altura, também por motivos de saúde, de parar e de me dedicar a algo que me realizasse profissionalmente e que me desse mais tempo e uma maior qualidade de vida. As tarapatices surgiram dessa vontade. Começámos pelos ganchos, depressa passámos às t-shirts e às peças mais complicadas. Desde o início que apostamos no conceito de encomendas únicas e personalizadas, estilo "todas diferentes, todas iguais". Pareceu-nos ser o caminho a seguir e as pessoas têm pensado o mesmo. Neste momento, as Tarapatices fazem praticamente tudo o que é necessário para o primeiro enxoval de um bebé e diversas peças para as crianças e para os mais crescidos. 

Tarapatices é um nome bastante curioso que nos remete para a brincadeira. O que vos levou a batizar a marca com este nome? 
O nome surgiu através da mistura das palavras "tarecos" e "patetices". Sempre gostei de fazer trocadilhos com as palavras, principalmente desde o nascimentos dos meus filhos e assim que surgiu a vontade de criar peças para crianças, esta pareceu-me ser uma expressão muito apropriada para o que começava a tentar fazer, alguns tarecos, no meio de muitas patetices, mas após as primeiras experiências apercebi-me que as patetices iriam passar rapidamente à produção de peças giras e criativas :-)

Todas as vossas peças têm um cunho bastante amoroso e muito girly. O patchwok que eu ADORO, é mesmo o vosso forte, não é? 
Sim, sem dúvida! Adoro patchwork, não o tipicamente tradicional com um esquema sempre muito complicado e repetido, mas um patchwork irregular com diversos tamanhos ou a união simples de quadrados. Quando comecei a trabalhar nesta área soube logo que quereria trabalhar com patchwork, adoro a união dos diversos tecidos, das cores vivas e suaves a conjugarem-se e a criar um padrão, trabalhar para crianças era outra certeza que tinha, a união destas duas áreas pareceu-me a conjugação perfeita! 

Como é que promovem a marca? 
A marca é promovida essencialmente através de plataformas na internet, facebook e blogger, e através do mais importante, o passa-a-palavra de amigos e clientes satisfeitos :)

Qual é a peça mais procurada pelas vossas clientes? 
São as t-shirts em patchwork, sem dúvida! quem gosta do nosso trabalho reconhece o esquema original e característico das tarapatices, com cerca de 5 anos. As outras peças mais procuradas são as peças que fazem parte dos "conjuntos de bebé", mais uma vez devido à conjugação da qualidade dos materiais, a conjugação dos tecidos e das cores em aplicações de retalhos e de patchwork. O facto de cada peça ser única e personalizada ao gosto de quem encomenda é algo que desde o princípio nos propusemos como uma obrigatoriedade.

As vossas peças podem ser adquiridas apenas online ou também nalgumas lojas? 
As peças das tarapatices podem ser adquiridas essencialmente on-line.

Sentem alguma dificuldade particular tendo em conta a actual conjuntura económica? 
A nossa principal dificuldade é fazer face ao trabalho que cada peça representa, o nosso perfeccionismo também não ajuda... ;) é a de conseguir dar uma resposta atempada a quem nos procura, mas lutamos diariamente com muita dedicação para abreviar esta situação. Felizmente, não temos sentido propriamente a difícil conjuntura económica.

Se o génio da lâmpada vos concedesse três desejos, quais seriam eles? 
Hummmm, que pergunta complicada... Talvez pedisse para ter mais saúde e assim mais tempo, porque dedicação e carinho pelo que fazemos temos muito e até sobra! O terceiro desejo fica dependente da concessão dos dois primeiros, pode ser? ;))

Pode ser Sandra! faz todo o sentido :-) e para finalizar, que mensagem gostaria de deixar às centenas de mães que visitam diariamente a Angel♥Luzinha? 
Que visitem as Tarapatices e muitos outros criadores da blogosfera que fazem trabalhos fantásticos e muito originais, onde as mães podem encontrar e personalizar os artigos que encomendam, sendo esta uma enorme mais-valia destas novas plataformas. Queria aproveitar para agradecer à Paula por esta oportunidade e por de um modo recorrente dar a conhecer muitos destes criadores no seu blogue.

E foi assim a conversa com a Sandra Moreira a quem desejo as maiores felicidades a nível pessoal e profissional e a quem dou mais uma vez os parabéns pelo excelente trabalho.
Deliciem-se agora com algumas das suas peças. Acreditem que não foi fácil fazer uma seleção para publicar aqui no blog porque é tudo maravilhoso! mas para verem tudinho, convido-vos a visitar o blog da Tarapatices http://tarapatices.blogspot.pt/ e a página no facebook AQUI.








10 comentários:

  1. ADOREI! que coisas maravilhosas. Parabéns Paula, está sempre a surpreender-me com as suas selecções. É de louvar este seu blog e o seu carinho pelo que se faz no nosso Portugal. beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Mamã da Becas. Fico muito contente por saber que gosta do meu cantinho cor de rosa♥ A verdade é que todos os dias descubro novos talentos e todos os dias consigo ficar maravilhada com certas coisas que vejo. Há muito talento e garra nas mulheres portuguesas! Tenho conhecido mulheres extraordinárias por detrás dos projetos que vou divulgando.

      Eliminar
  2. Olá Paula, é a primeira vez que estou aqui e achei tudo maravilhoso! Quanto a tarapatices eu já conheço e realmente é tudo isso que vc escreveu, é tudo lindo, difícil de escolher!
    Uma quinta encantadora para vc!
    Beijos! Lu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse caso, aproveito para lhe dar as boas vindas ;-)fico muito contente por saber que gostou do meu cantinho cor de rosa, muito obrigada♥
      Eu fiquei encantada com a Tarapatices! O trabalho da Sandra é excepcional.
      Beijokas e espero que continue a gostar de visitar a Angel♥Luzinha ;-)

      Eliminar
  3. Sou cliente e fã incondicional da Sandra Moreira! Tenho verdadeiras obras de arte feitas por ela! Uma delas estás nestas fotos!!! :))))

    ResponderEliminar
  4. Obrigada a todas pela simpatia!

    Obrigada, Paula, mais uma vez! :)

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito do trabalho da Sandra e acho as peças Tarapatices de um extremo bom gosto! Parabéns Paula pela iniciativa de divulgar os nossos artesãos que nem sempre são devidamente valorizados! Beijinhos. Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, muito obrigada pelas suas palavras. Infelizmente tem razão porque muito boa gente pensa que só o que vem de fora é que é bom... mas eu penso o contrário e faço os possíveis para inverter essa tendência. E a verdade é que todos os dias me surpreendo com certas propostas que me chegam às mãos. É impressionante o trabalho que muitas mães, mulheres, trabalhadores, esposas conseguem fazer! muitas delas apenas no pouco tempo livre de que dispõem. É de louvar! Por isso mesmo, porque acredito e valorizo o que por cá se faz, ponho SEMPRE a produção nacional em primeiro lugar aqui no blog ou em qualquer outro lugar.
      beijinhos♥

      Eliminar