quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Ideias frescas, saudáveis e nutritivas para o pequeno almoço, lanche ou sobremesa

A Rafaela é um bom garfo e reconheço que isso é uma benção porque falo com mães que me contam a pilha de nervos que passam à hora da refeição. Deve ser absolutamente desesperante ter que andar constantemente a inventar mil e uma coisas para que os filhos consigam comer alguma coisa de jeito. Neste aspecto não me posso queixar porque a piolha cá de casa sempre comeu lindamente e em tempo de férias dou por mim a dizer-lhe que já chega porque ela ganha um apetite ainda mais voraz e eu não quero que ela rebente!!... mas compreendo que aquele corpinho em pleno crescimento precisa de muita energia porque não pára sossegada (nem calada!) e isso consome calorias que eu sei lá.

Ela adora todo o tipo de fruta mas no verão perde-se particularmente por cerejas, uvas e melancia. Agora anda numa de melancia fresquinha e eu acompanho-a porque é uma fruta ótima para os dias quentes. Contem muita água, é bastante diurética e ajuda a manter os níveis de hidratação. É rica em vitaminas do complexo B, vitamina C e A, para além de cálcio, ferro e fósforo. 

Fica toda satisfeita quando lhe preparo para o lanche melancia aos pedacinhos e uma bela fatia de pão com manteiga de soja. As côdeas são cuidadosamente tiradas aqui pela mamã porque ela não gosta e eu também não!!! eh eh eh, quem sai aos seus!... deixamos as côdeas para o papá porque ele prefere ou então guardamos num saco para dar aos patinhos do jardim. Eu sei que podia optar por comprar aqueles pães industriais sem côdeas mas aquilo sabe-me a tudo menos a pão.


Entretanto, aproveito este post para partilhar com vocês duas sugestões saudáveis e nutritivas que tirei da página do facebook do livro "Alimentação Vegetariana para Bebés e Crianças" da autoria da jornalista e escritora Gabriela Oliveira. A primeira é melancia com iogurte natural e sementes de Chia para o pequeno almoço, lanche ou sobremesa de toda a família. Leve, nutritiva, refrescante e simplesmente deliciosa! o difícil é parar de comer.

A segunda é papa de aveia com morangos. É uma sugestão deliciosa, rápida, simples e muito energética porque combina cereais e frutas. A receita: 
- 1 chávena de flocos de aveia; 2 tâmaras secas; 1 banana; 1 maçã. 
- Deixar a demolhar a aveia coberta com água pelo menos 2 horas (pode ficar a demolhar durante a noite). 
- Escorrer a água e colocar no liquidificador, juntamente com a banana, a maçã e as tâmaras (se ficar muito consistente podem juntar um pouco de água)
- Bater tudo e servir em taças com morangos aos pedacinhos ou outra fruta ao vosso gosto. A vantagem desta papa é que não precisa de ser cozida e fica muito macia e docinha, mesmo não usando açúcar.


Já agora, se residem no Fundão ou arredores, aproveito para vos comunicar que a Gabriela Oliveira irá realizar um workshop de Cozinha Vegetariana para toda a família, no dia 8 de Setembro das 15h00 às 18h00 na Escola de Hotelaria do Fundão. Para mais informações, espreitem aqui



Também podem seguir o blog AngelLuzinha no facebook AQUI

4 comentários:

  1. A Tété também adora "melanxia" :))))

    ResponderEliminar
  2. É uma bênção que nem calcula! só eu sei o que passo nas horas das refeições com o meu mais novo. Não quer comer, não gosta, não tem fome. É um suplicio, sempre foi uma carga de trabalhos para comer. Chega a um ponto que já não sei o que fazer para ele abrir a boca. Já o mais velho como lindamente mas fruta não é com eles, só sumo de laranja e mal. Rita S / facebook blueworld ;)

    ResponderEliminar
  3. Ui ui... não deve ser mesmo nada fácil Rita :-(

    ResponderEliminar