quarta-feira, 22 de maio de 2013

Sementes, umbigos, facas e pipis

Hoje acordei mais esvoaçante que uma borboleta! 
Estou melhor das costas e aproxima-se uma data muito importante para mim (depois conto!). Com tudo isto estou aqui a blogar de sorriso nos lábios enquanto negoceio com marcas maravilhosas que se quiseram associar à AngelLuzinha para festejar o Dia da Criança em grande!

Os passatempos fantásticos vão continuar e a boa disposição também!... e que as crianças são o melhor deste mundo e arredores não tenho dúvidas! a alegria que estas pequenas criaturas trazem à vida de uma pessoa é indescritível. Hoje de manhã, por exemplo, fartei-me de rir com a minha bicharoca fofinha que anda entusiasmadíssima com tudo o que é semente. Começou a interessar-se pelo milagre da vida (já não era sem tempo! já chega de perguntas complexas e horríveis sobre a morte!) desde que plantou este feijoeiro que me ofereceu no Dia da Mãe.

Estávamos as duas sentadas à mesa a tomar o pequeno almoço, quando ela se saiu com esta:

"Mamã, naqueles bonecos parvos que dão no Panda, ouvi o Duffi dizer que os bebés nascem nas fábricas e que depois vão para a loja e que depois as mamãs os compram e os engolem para ficarem na barriga. Depois crescem na barriga e nascem! mas o Duffi é um boneco muito parvo e isto não é verdade, pois não?"

Assim que consegui parar de rir, respondi-lhe "Não meu anjo, tu já sabes que os bebés não estão à venda. Os bebés nascem da barriga das mamãs".

Ela olha para mim e pergunta subitamente: "É uma sementinha que se põe no umbigo?"

Eu pensei rápido e disse: "Não, não se põe no umbigo. É uma sementinha que se põe no pipi e depois vai subindo até chegar à barriga onde se transforma lentamente num bebé. Vai criando braçinhos, perninhas, olhos, boca e quando está grande começa a doer a barriga e ela nasce".

Ela olha para mim super entusiasmada e diz "E depois sai pelo pipi como tu me explicaste, não é mamã?" (eu já lhe tinha dito isto há dois anos quando ela me perguntou se eu a tinha vomitado! ficou enojada quando soube que afinal não nasceu pela minha boca mas sim pelo pipi).

"Sim tu saíste pelo pipi mas há bebés que saem pela barriga"

"E os médicos cortam a barriga com facas?"

"Não, os médicos cortam a barriga com instrumentos próprios, assim como me cortaram o pipi para tu saíres porque não querias sair e tiveram que te puxar com uma ventosa"

"Se calhar eu não conseguia sair porque não tinha onde me agarrar... não sei mamã, já não me lembro!"

Enfim, uma conversa digna de ser gravada para mais tarde recordar! a evolução mental de uma criança é impressionante! quando era mais pequena pensava que os bebés se vendiam no supermercado, depois começou a achar que nasciam na barriga assim como nasce uma borbulha na testa! e agora, ao entrar no mundo das sementes, começou a achar que afinal deve haver uma sementinha!... só já estou à espera que me pergunte onde é que se arranjam as tais sementes! nesse dia vou ter que lhe dizer que é o papá que oferece a semente à mamã... mas sem entrar, OBVIAMENTE em detalhes... o que por vezes não é fácil porque ela nunca fica satisfeita com as respostas e arranja sempre mais um porquê... ser mãe é fantástico, é mesmo!

E vocês queridas Angels? já foram confrontadas com esta pergunta? o que é que disseram aos vossos pequenitos???

2 comentários:

  1. O que eu me ri com a pergunta da Rafaela!
    Felizmente a minha M. ainda não entrou nessa fase, mas acho melhor começar a pensar já no que dizer quando chegar esse momento!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adorei! adorei! adorei! O que eu já me ri com este post! Eu nem sei o que dizer à minha quando me vier com essas perguntas! Mas gostei das suas respostas :D beijinhos Sara

    ResponderEliminar