segunda-feira, 10 de junho de 2013

Adoro estes almoços de fim de semana!

Quem ler este post deve pensar que eu não regulo bem da cabeça mas a verdade é que o menu que se segue tem sido o meu eleito nos últimos fins de semana! um menu absolutamente simples que me sabe a ginjas após as nossas manhãs no ginásio ou na brincadeira com a Rafaela que chega esfomeada da natação. No fundo sou uma alentejana desnaturada pois detesto carnes e comidas pesadas cheias de condimentos. O peixe e as refeições leves e saudáveis sempre foram uma constante ao longo da minha vida (é o que dar ter uma mãe algarvia!). 

Para além disso, não sou pessoa de me empanturrar... prefiro comer várias vezes ao dia, até porque tenho a tensão baixa e se estou mais de três horas sem comer começo a ficar meia zonza. Mas estes almoços de fim de semana têm-me enchido as medidas e sabem-me melhor que um banquete, acreditem!

Para começar temos a minha sopa de tomate que, modéstia à parte, é uma delicia! nunca fui uma grávida de desejos e apetites (os enjoos davam cabo de mim!) mas a bela da sopa de tomate sempre me assentou na perfeição e talvez por isso seja uma das sopas preferidas da Rafaela. Dá gozo vê-la deliciar-se com cada colherada e pedir para repetir no fim. O tomate é um alimento precioso e o licopeno (a substancia que lhe dá a cor avermelhada) é um antioxidante do melhor que há. Por enquanto ainda não o come cru nas saladas (diz que não gosta! nem sabe o que perde...) mas na sopa adora e come até eu lhe dizer que já chega sob pena de rebentar!

Coloco numa panela o tomate pelado e partido aos pedacinhos, uma cebola picada, dois dentes de alho, pimento verde, sal e azeite. Levo ao lume brando e deixo ferver até apurar um pouco. A seguir deito um pouco de água, deixo ferver e adiciono dois ovos ligeiramente batidos (a Rafaela é doida por ovos e adora encontrar os farrapinhos). Deixo ferver mais um pouco e já está ;-)


Há quem goste de adicionar pedacinhos de pão mas eu pessoalmente não o faço para a sopa não ficar demasiado pesada (gosto de refeições completas e temos o segundo prato à nossa espera). Mas a Rafaela adora croutons (de azeite e alho) e coloco alguns numa tacinha só para ela.


Para o segundo temos bifes de frango (é a única carne que comemos) grelhados e temperados com manteiga de soja e muuuuuito limão. Para acompanhar uma salada de rúcula, alface frisada e roxa (a Rafaela só come a roxa! ainda não aprecia as outras ervinhas) temperada com azeite, vinagre balsâmico e oregãos.


 E para terminar uma bela fatia de Delícia de Capuccino (marca Pingo Doce) nham nham ;-)


AngelLuzinha Fotografia
Fotografo crianças, famílias, moda infantil, eventos e negócios (ateliers, lojas, artigos)
Ver serviços, preços e contactos aqui

O blog AngelLuzinha também está no facebook aqui

6 comentários:

  1. parece-me bem, adoro sopas de tomate,
    boa semana

    Paula

    ResponderEliminar
  2. Vou ser sincera, a tua ementa não tem nada de maluca! Adorei!!! E adorei a sugestão da sopa... Hei-de experimentar!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu digo maluca porque quem me ouve falar pode pensar que me estou a referir a um menu do outro mundo, algo complicado e requintado... e depois dá de caras com um coisa tãããão simples que me sabe melhor que um banquete ;-))

      Eliminar
  3. Olá Paula, qual é a quantidade de tomate? Vou experimentar a sopa. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana ;-) Tudo depende da quantidade que se deseja fazer mas convém ser bastante para a sopa não ficar muito líquida.

      Eliminar