terça-feira, 20 de agosto de 2013

O grande projeto da Emporium Sarranheira

Para mim o sonho e o amor são o motor da vida. Não consigo imaginar a minha existência sem sonhar e amar. Não sou o género de pessoa que anda com a cabeça na lua (nada disso!) mas sou das que arregaça as mangas para dar vida aquilo que me vai na alma. O meu marido costuma dizer que devo ser das criaturas com mais fé ao cimo do mundo. Tudo isto porque acredito em mim e vou em frente mesmo quando todos acham que enlouqueci de vez. À primeira vista pode soar a egocentrismo mas a verdade é que nos dias de hoje só mesmo com um ego à prova de bala e uma capacidade infinita para sonhar, se pode fazer frente aos tempos difíceis que se abateram sobre o país e o mundo. Se queremos ser felizes temos que acreditar em nós próprios e trabalhar em prol daquilo que sonhamos. Queixumes, lamentos, lamurias, pessimismos, tudo isso deve ser posto de lado para que o nosso espírito não se turve com más energias.

O sonho comanda a vida mas também há que ter a capacidade de valorizar aquilo que temos (e que vamos conquistamos) porque o presente é a única coisa que realmente nos pertence. O passado já lá vai e o futuro é uma folha em branco. E amar, AMAR a vida e quem nos rodeia. Amar e partilhar porque a felicidade só atinge o seu expoente máximo quando partilhada... não é à toa que somos um "animal social". 

Tudo isto para dizer que no domingo vim de Mafra com o coração cheio de sentimentos maravilhosos. Já seguia o trabalho da Irene Sarranheira e do seu famoso Emporium Sarranheira via facebook (assim como sigo o de muitas outras artesãs) mas nunca tínhamos trocado qualquer palavra. Nem sabia que a Irene era fã o meu blog!... mas fiquei a saber isto (e muito mais!) quando ela me contactou por mail há um mês. A empatia foi imediata e a proposta que me fez não me podia ter deixado mais feliz! Tive a honra de ser uma das fotografas escolhidas para dar vida ao seu livro que será publicado no final deste ano pela mão da Chiado Editora. Um livro que será uma verdadeira inspiração para quem adora artesanato e decoração. Um livro que será uma espécie de manual de instruções onde a Irene ensina (através de inúmeros passo a passo e imagens fantásticas) a fazer muitas das suas maravilhosas criações.

Ontem conheci o atelier e só vos posso dizer que é um lugar onde se respira serenidade, boa disposição e muita mas muuuuuuita inspiração. Pincéis, tintas, caixas, tecidos, latas, flores, botões, molduras, rendas... por ali encontra-se de tudo! Tantas peças queridas e fofinhas que apetece ter em casa!... tantas maravilhas que saem daquelas mãos... uma perdição!

E o que é que eu posso dizer da Irene? Não tenho palavras para a descrever! Uma pessoa que faz da partilha o seu modo de estar na vida só pode ser um grande ser humano. Nos dias que correm há pouca gente assim, tão genuína e solidária. É uma pessoa prática e simples que transpira alegria e paixão pela vida. O seu sentido de humor enche uma sala de boa disposição! Trabalhar assim é do melhor que há! É impossível não se gostar dela! Para além disso, tem o dom de criar tudo a partir do nada. Uma mente absolutamente criativa, uma mestre na arte de reciclar. Eu fiquei parva com tudo o que vi! Como é possível alguém conseguir fazer uma obra prima através de coisas tão simples!? Quem sabe sabe e a Irene tem esse dom!

Foram 7 horas a fotografar consecutivamente mas o resultado final não podia ter sido mais gratificante. A felicidade e a sensação de missão cumprida superam todo o cansaço. E no final, são comentários como este que me dão razões de sobra para continuar a sonhar e a fazer cada vez mais e melhor: "Eu não teria escolhido outra pessoa para estar junto comigo neste projeto se não a Paula pois sei a seriedade com que leva o seu trabalho. Estou muito grata por tudo".

E enquanto o livro não é publicado, aqui ficam algumas fotos que tirei ao atelier da Irene para ilustrar este post. As restantes só poderão ser vistas daqui a uns meses nas bancas. Estou desejosa de ter o livro nas minhas mãos 











AngelLuzinha
   Facebook 

5 comentários:

  1. Só de ler já estava com vontade de ir conhecer o atelier com as fotos então...perdia-me lá!
    Tudo de bom!
    Cristina

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo texto e pelas lindas fotos! Seu trabalho, assim como da Irene é fantástico! Parabéns para as duas, vocês, cada uma com o seu tipo de arte, fazem do nosso mundo muito mais bonito e alegre! beijos para as duas!
    Sidnéa Navarro

    ResponderEliminar
  3. adorei ,amiga com certeza voce está no caminho certo para conquistar sempre mais , amei as fotos , elas tem um charme diferente , que curto muito , bjs tudo de bom

    ResponderEliminar
  4. ola,adorei ver seu atelier,muita sorte amiga bjinho

    ResponderEliminar
  5. Ola Irene, sou do Rio de Janeiro e amo ver seus trabalhos.
    Gosto de artesanatos apesar de trabalhar em área diferente.

    Tenho um atelier, este é meu hobby.

    Você consegue ganhar dinheiro com seu trabalho? Acho lindo porem pouco valorizado, ja pensei em trabalhar só com artesanato!

    Deus continue abençoando você e sua casa...

    ResponderEliminar