quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Do it yourself by Irene Sarranheira #4

Eu sou do tempo dos presépios e o da minha infância (oferecido pela minha madrinha) era lindo de morrer. Enchia uma caixa enorme onde não faltava nenhum detalhe! Uma caixa cheia de pastores, fontes, casinhas, ovelhas, galinhas, crianças, vendedoras de fruta, leite e pão, burros, cavalos, Reis Magos, a cabana do Menino Jesus... tudo feito ao pormenor. Lembro-me perfeitamente de ir à serra com o meu pai e com o meu irmão apanhar musgo para o construir. E lá vínhamos nós todos felizes para casa com aqueles tapetes de musgo fresco e verdinho. A seguir passávamos uma tarde inteira neste ritual. Tirar as figuras da caixa, desembrulhar uma a uma e construir aquele recanto bucólico com o musgo, a terra, as pedrinhas... tenho tanta mas tanta pena de não ter nenhuma fotografia dos nossos presépio! Ficavam maravilhosos e guardo-os na memória com tanta saudade. 

Hoje os tempos mudaram e são poucas as famílias que se dão ao trabalho de construir uma coisas deste género, a começar por mim!!!!! Mas um dia destes ainda trago a dita caixa do Alentejo e retomo esta tradição. A Rafaela ia delirar, disso não tenho dúvida!

Hoje há presépios de toda a forma e feitio, dos mais complexos ao mais minimalistas, dos mais caros aos mais baratos, das mais requintados aos mais artesanais e a Irene Sarranheira, no seu canal do youtube, apresenta um que me chamou a atenção pelo ar patusco e facilidade de execução. Um presépio feito a partir de rolos de papel higiénico, uma ideia tão simples e fofinha que qualquer uma de nós pode fazer com a ajuda dos filhotes. Pode servir de inspiração também para professoras e educadoras que buscam ideias queridas para esta altura do ano.

A Irene Sarranheia explica tudo, passo a passo, no seu canal do youtube aqui 

     Foto cedida pela Emporium Sarranheira

Outras ideias inspiradoras na Secção de Decoração do blog aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário