quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Ser mãe é #19

Ter a certeza que estou a desempenhar o meu papel de mãe com nota 20 (pelo menos por enquanto!). Por vezes desce do alto dos seus 6 anos e comporta-se como se tivesse 2. Na terça feira, por exemplo, fez figura de bebé em pleno Continente quando se lavou em lágrimas ao perceber que os fatos de Draculaura estavam esgotados por aquelas paragens. "Já não há mais nenhum no mundo? E agora mamã?". Foi um drama dos diabos como podem calcular. Quem é que lhe metia na cabeça que poderia encontrar o fato noutro sítio? Foi um stress que só eu sei... as lágrimas saltavam-lhe da cara... metia dó...

Mas há outros momentos em que me surpreende completamente com a sua maturidade e assertividade. Ontem veio da escola com esta conversa:

"Sabes mamãs? Hoje no recreio fizemos a brincadeira dos sonhos"

"A brincadeira dos sonhos? Conta lá meu amor! Estou curiosa!"

" Tínhamos que dizer qual é o nosso sonho. A V disse que queria ser uma madame vaidosa e as outras miúdas copiaram e disseram o mesmo. Mas eu não! Eu disse que quero ter sempre muita saúde e alegria!"

"A sério minha querida!? Que resposta espetacular! E o que é que elas te disseram?"

"Elas ficaram a olhar para mim com um ar um bocado estranho. Não percebem que a saúde e a alegria é o melhor que se pode ter!".

É  nestes momentos que tenho a certeza que estou a desempenhar lindamente o meu papel de mãe. Todos os dias a encaminho no sentido de ser única e original. Nunca devemos ter vergonha de expressar os nossos pontos de vista. Nunca fui pessoa de seguir rebanhos. Passo-lhe constantemente esta mensagem para que cresça fiel a si mesma. Devemos munir os nossos filhotes com uma grande autoestima para que se sintam sempre seguros, mesmo quando não estamos a seu lado. Só assim conseguirão ultrapassar as dificuldades e as frustrações com que a vida os vai brindar ao longo dos anos. 


Espero continuar a desempenhar o meu papel de mãe como até aqui. Todos os dias tenho dúvida, todos os dias penso se estarei a fazer bem, todos os dias me deparo com novos desafios, todos os dias erro e aprendo... mas todos os dias dou o melhor de mim para que ela se faça uma mulher com M grande ;-)


4 comentários: