segunda-feira, 10 de março de 2014

Por ela... por nós ♥

Depois de 5 dias non stop e de um fim de semana sempre a trabalhar, hoje tirei o dia para descansar e mimar a Rafaela que deu o seu melhor no trabalho de ontem. Desde pequena que está habituada a esta vida de castings, sessões e fotografias. Não é por ser minha filha mas gabo-lhe a espontaneidade e o à vontade. Parece ter nascido para isto. Dá ideias, toma a iniciativa e por vezes até já quer fazer as coisas à sua maneira (o que me deixa doida!). Em suma, adora fotografar e ser fotografada. Porta-se à altura mas ontem começou a acusar algum cansaço e teimosia. Foram 7 horas a fotografar, vestir, despir, calçar, pentear e maquilhar. Fotografar crianças exige muito de qualquer fotografo e quando fotografamos os nossos filhos (em ambiente profissional) essa exigência aumenta consideravelmente. Há que mudar o chip para despir o papel de mãe e vestir o de profissional. A paciência tem que ser a triplicar pois só com muita paciência se consegue levar da melhor forma a criançada. E quando começam com a teimosia, fome, frio, sono, calor, comichões e a embirrar umas com as outras?! Só mesmo a paciência nos permite continuar a trabalhar sem termos um colapso nervoso. Paciência e muito amor... porque dão imenso trabalho mas são os modelos mais queridos e genuínos que se  pode ter... temos é que os saber levar, caso contrário nada feito!

Por isso mesmo, hoje achei que lhe devia um dia assim. Um dia sem horas, sem pressões, sem qualquer tipo de compromissos. Hoje não foi à escola. Pode dar-se a esse luxo enquanto não está na primária. Hoje ficámos a descansar no nosso ninho... até porque eu também estava completamente estoirada! Acordar ao sabor da preguiça, ficar entre os lençóis no miminho, ajudar a mamã com a tarefas domésticas, preparar o almoço preferido e rumar até ao parque para uma tarde de brincadeira. E assim se equilibra o corpo e a mente. Ela já dorme e eu estou preparada para abraçar um longo serão de edição com a certeza que dei o meu melhor como mãe e a recompensei pelo desempenho de ontem. Afinal de contas, só tem 6 anos... eu é que por vezes me esqueço disso... e depois fico a culpar-me e a pensar que devia ser uma mãe menos exigente e perfecionista... mas depois vejo-a sempre tão feliz, tão solta, tão querida... e fico a pensar que devo estar no bom caminho... enfim, quem disse que educar é uma tarefa fácil? Quem disse que as mães nunca têm dúvidas? Ser mãe é a "profissão" mais complexa e desafiante que uma mulher pode ter. Todos os dias erramos, aprendemos e somos postas à prova. Certezas???? Só temos uma! Por eles vamos até ao fim do mundo as vezes que forem precisas.


6 comentários:

  1. Foi um dia cansativo para todas, mas no final o sentimento de dever cumprido é muito bom! Obrigada por tudo :)

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto mas tanto de a ler. Os meus parabéns por ser como é! Admiro-a profundamente. Nunca comentei nas hoje deixo aqui a minha admiração pela mãe e profissional que é. Sónia Vilela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhhh muito obrigada Sónia, muito obrigada pelo carinho ♥ até fico sem palavras...

      Eliminar
  3. Comecei há pouco tempo a acompanhar o seu blog e como mãe recente que sou só posso lhe dar os meus parabéns. Adoro ler as suas partilhas. São escritas com alma. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh tão querida! Muito obrigada pelas suas palavras e bem-vinda ao meu cantinho. Fico muito feliz por saber que gosta de passar por aqui ♥

      Eliminar