segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Coisas que se ouvem aqui em casa #2

Ontem à noite o nosso hall de entrada parecia um acampamento! Mochila, lancheira, chapéu de chuva, caixas e sacos cheios de material. Tudo pronto para evitar o stress matinal. Abracei-a, enchi-a de mimos e conversámos baixinho enquanto a deitava.

"Amanhã quando a mamã te for buscar não te podes esquecer de trazer a mochila, a lancheira, o chapéu de chuva e o casaco para casa. Nos primeiros dias os pais estão autorizados a entrar na sala mas para a semana já temos que esperar por vocês no portão principal. Por isso, quando as aulas acabarem, tens que ter o cuidado de trazer as tuas coisas, está bem minha querida? E nos dias que tiveres ginástica não te podes esquecer de trazer também as sapatilhas. Quando andavas no Jardim de Infância a mamã podia entrar para dar uma ajudinha mas agora é diferente."

Ela olhou para mim com um ar entristecido e disse: "A minha vida vai mudar muito, não vai?

"Pois vai Rafaela mas vais gostar! Nos primeiros dias vais estranhar e vais andar muito cansada mas depois começas a entrar no ritmo. A mamã e o papá já passaram pelo mesmo. Não podias passar o resto da vida no Jardim de Infância, pois não? Quando eras bebé gostavas de uma coisas, agora gostas de outras e daqui a uns tempos já pensas noutras! A vida é feita de mudanças e novidades. Os nossos gostos e necessidades vão mudando. É muito bom ser criança mas também é muito bom crescer, evoluir a aprender!"

"Pois... fica descansada mamã. Tu sabes que eu sou orientada com as minhas coisas. Não me vou esquecer de nada!"

Hoje de manhã, quando o despertador tocou às 7h30, voltou à mesma conversa. Quando andava no JI acordava às 8h30 e a seguir vinha para a minha cama. Costumávamos ficar 10 minutos no miminho. Hoje estranhou. Hoje não houve "mimoca". Levantou-se podre de sono e quando chegou à casa de banho não conseguiu esconder uma lágrima. "A minha vida vai mudar muito, não vai mamã? Já nem vamos ter tempo para os nossos miminhos da manhã?"

"Ohhh querida, agora é mais complicado porque temos que acordar mais cedo e não podes chegar atrasada. Para estarmos no miminho teríamos que acordar ainda mais cedo, compreendes? Mas não te preocupes porque a mamã vai buscar-te às 5 e a partir dessa hora só estou para ti e mais ninguém!"

E assim será. Não é só a vida dela que muda... a minha também! Vou deixar de fazer serões de trabalho até às 4 da manhã. Agora vou trabalhar de dia como as pessoas "normais". Agora passo a ter as manhãs e a tardes para trabalhar, já não preciso de trabalhar de madrugada. Mas vou sentir taaaanto a falta dela!!! Sempre a fui buscar entre as 14h00 e as 15h00. Nunca frequentou a escola nem os tempos livres da parte da tarde... mas este ano tem que ser porque as aulas só terminam às 17h00. E mesmo assim continua a ser uma sortuda, tendo em conta que a maior parte dos colegas ainda fica na escola depois das aulas (nos tempos livres até às 19h00 /19h30).

A modos que, a partir de hoje, mudo o meu chip às 17h00. A partir dessa hora sou só dela! Trabalhos de casa, mimos, brincadeira, banho, jantar e cama. Tempo e afeto são as melhores coisas que podemos oferecer aos nossos filhos. Eles merecem e precisam 

E lá ficou na escola, sentada no seu lugar como uma menina crescida. Não ficou aos pulos de felicidade mas também não chorou nem fez fitas. Ficou apreensiva e pensativa. E só me dizia que tinha muuuuuito sono...



AngelLuzinha

Sem comentários:

Enviar um comentário