sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Adeus inferno. Olá paraíso!

Já passaram duas semanas desde que escrevi este post em jeito de desabafo. Acabei de o reler e até suspirei de alívio porque as nossas manhãs deixaram de ser um inferno e passaram a ser um paraíso. Nem acredito!! Como é que é possível termos passado do 8 ao 80 em tão pouco tempo?! É verdade, acabaram-se as touradas matinas, os choros, as lamurias e as trombinhas. Tudo por causa da conversa que a minha mãe teve com a Rafaela. Uma conversa de "avó para neta" que a fez ver as coisas de outra maneira. Estamos todos longe uns dos outros mas todos os dias falamos por telefone em alta voz. A avó disse-lhe apenas aquilo que eu já lhe dizia todos os dias... mas fez-se luz!... as palavras ditas por ela surtiram efeito.

"Então Rafaela, porque é que choras tanto de manhã?"

"Porque tenho muito sono avó! Adoro ir à escola mas custa-me tanto levantar às 7h30... não são horas de uma criança se levantar!"

"E é a chorar que resolves as coisas? Já viste se a mamã e o papá também começassem a chorar? Eles também têm sono. O avô e a avó também têm sono de manhã e não choram. Temos que nos levantar para tratar da nossa vida. Já viste se a avó começasse as gritos e a chorar? O que é que tu dizias? Dizias que a avó era maluca, não era?!

"Tens razão avó... a mamã também me diz o mesmo..."

"Então porque é que continuas a fazer essas fitas todos os dias? Uma menina tão linda e crescida a fazer birras porque tem sono?! Os bebés é que choram com sono. Tu já não és bebé, pois não?"

"Ohhhhhhhhh avó, claro que não!"

"Então se não és bebé para umas coisas também não és para outras, certo? Sem choros corre tudo melhor. Tu não te enervas e a mamã também não. Prometes-me que amanhã já não choras? Posso confiar em ti?"

"Claro que podes avó! Prometo. Palavra de honra"

E assim foi. Palavra de honra faz parte do nosso vocabulário. Desde pequenina que lhe explico que nunca devemos voltar atrás com a nossa palavra porque as promessas são para se cumprir. E ela cumpriu. Nunca mais chorou. Tem acordado bem disposta e sorridente. Hoje, por exemplo, nem precisei de a acordar! Assim que o ouviu o despertador veio ter comigo à casa de banho. Eu até lhe disse que podia ficar na cama mais uns minutos (enquanto eu acabava de me lavar) mas ela respondeu-me com o sorriso mais lindo do mundo: "Já não tenho sono mamãzinha!"... e ali ficou ao meu lado numa tagarelice fantástica. Inacreditável!... eu até fico parva!

Em suma, já passaram 3 semanas desde que começaram as aulas e o balanço é francamente positivo. Acorda feliz, adora a professora e os colegas, chega a casa feliz e cheia de coisas para contar (e muitos TPC para fazer!) mas já entrou no ritmo. Já começou a saber gerir o entusiasmo, o cansaço, os deveres e a vontade de brincar. Todos os dias, depois de fazer os trabalhos de casa, ainda conseguimos dar um pulo ao seu jardim preferido. Jogamos à bola, brincamos com a Amélie, apanhamos folhas, estendemos uma manta na relva e ficamos a contemplar a luz maravilhosa destes finais de tarde... momentos que valem ouro depois de um dia de trabalho para ela e para mim 




Mais uma sexta feira, mais um fim de semana à porta para descansar, brincar e trabalhar. Não se esqueçam que amanhã (sábado, dia 4) vou estar na loja Tuc Tuc do Shopping Alegro de Alfragide (das 16h00 às 20h00) para fotografar os vossos filhotes. A foto mais divertida ganha um 1 vale de compras Tuc Tuc no valor de 100€ para usar nas lojas da marca. Apareçam, vai ser super cool!! Fiquem a saber todos os detalhes aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário