quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Coisas do antigamente que têm feito sucesso cá em casa

Sempre li muito. Em criança devorei os livros dos Cinco, dos Hardy e Uma Aventura (quem se lembra? eram espetaculares!). Depois da faculdade, quando comecei a trabalhar, deixei os romances e virei-me para os livros técnicos para aprofundar conhecimentos em determinadas áreas. E hoje? Ainda leio com frequência mas não tanto quanto gostaria porque o tempo escasseia e os olhos fecham-se quando morro no sofá... enfim, vocês sabem como é!

Mas os livros fazem parte da nossa vida (e da nossa casa!) e a Rafaela também já começa a desfrutar deste prazer. Um prazer que também é uma necessidade porque, quanto mais treinar, melhor saberá interpretar tudo o que lê (incluindo as perguntas dos testes porque nos próximos a professora já não vai ler os enunciados). O ensino está cada vez mais exigente, os programas são estupidamente extensos e alguns completamente desfasados da capacidade cognitiva das crianças. Todos os dias a acompanho nos TPC, sigo atentamente a sua vida escolar e fico parva com as matérias! A geometria, por exemplo, estão agora a dar abstrações, polígonos, não polígonos, quadriláteros, triângulos isósceles, equiláteros e escalenos, retas, semi retas e uma quantidade de coisas que no meu tempo só se davam no ciclo (ela anda no 2º ano!).

Em suma, o estudo impõe-se e é preciso encontrar técnicas para estimular os miúdos porque, apesar de tudo, continuam a ser crianças de 7/8 anos. E é aqui que dou os parabéns ao velho Petzi! Quem se lembra das aventuras deste ursinho? Um dia destes andei a dar voltas à arrecadação e dei de caras com a coleção dentro de um caixote. Adorou! Dá gosto ver o entusiasmo com que lê cada página. Ela faz de professora e eu de aluna. Ela lê e eu vou-lhe fazendo perguntas porque sou uma aluna muito chata e curiosa! E assim vai treinando a leitura/interpretação enquanto brincamos e aproveitamos estes finais de tarde. Força Rafaela! Daqui a pouco já consegues ler as legendas da televisão de uma ponta à outra... já faltou mais ;-)




Também nos podem seguir no  Instagram e Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário