segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Receita perfeita para um Carnaval em família

Eu prometi que me ia esmerar na cozinha este fim de semana, não prometi? A culpa é do Lidl que me desafiou a experimentar a receita perfeita que o Chef Hernâni Ermida preparou para um Carnaval em família. Eu avisei para não elevarem demasiado a fasquia porque aqui a mamã está a milhas de ser perfeita na cozinha mas, ao mesmo tempo, garanti-lhes que ia dar o meu melhor porque não sou pessoa de recusar desafios e esta receita até é a minha cara! Simples, saudável e económica ;-)

Sai então uma dose bem servida de crepes com serpentinas verdes! Aqui vai a receita para 6 pessoas (todos os ingredientes estão à venda no Lidl)

Ingredientes para fazer a massa dos crepes:
- 150g de farinha sem fermento 
- 2 ovos
- 2dl de leite 
- 2 colheres de sopa de óleo
- 1 pitada de sal
- Óleo para untar

Ingredientes para fazer o recheio dos crepes:
- 500g de espinafres limpos
- 250g de requeijão
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 pitada de noz moscada
- Sal e pimenta-preta acabada de moer (eu usei já moída)
- Manteiga para untar
- 100g de queijo ralado para polvilhar

Ingredientes para fazer o molho bechamel (eu fui preguiçosa e usei o da Parmalat já pronto!)
- 5 dl de leite quente
- 40g de margarina
- 40g de farinha
- 1 pitada de noz-moscada
- Sal e pimenta q.b.




Vamos então começar!

1. Comece por preparar os crepes. Deite a farinha para uma tigela, junte o sal, os ovos, o óleo e depois o leite em fio mexendo até ficar uma massa lisa. Deixe repousar cerca de 10 minutos. Unte uma frigideira, de preferência antiaderente, com óleo e leve-a ao lume a aquecer. Mexa a massa e deite uma colher de massa na frigideira, tombe a frigideira de modo que fique toda coberta com a massa e leve ao lume. Quando a massa começar a descolar dos bordos da frigideira vire  o crepe para que fique dourado do outro lado (eu, como não consigo fazer malabarismos com as frigideiras, optei por virar o crepe com a ajuda de um prato). Retire da frigideira e reserve. Repita até terminar a massa.

2. Leve ao lume um tacho com o azeite e deixe aquecer. Junte os espinafres, mexa-os até perderem o volume e deixe cozinhar até que toda a água se evapore. Retire do lume.

3. Junte o requeijão esmagado ligeiramente (quem quiser pode substituir o requeijão por queijo fresco), tempere com sal, uma pitada de pimenta preta e uma de noz-moscada. Misture tudo delicadamente

4. Unte um prato de forno com manteiga, divida a mistura dos espinafres pelos crepes, enrole-os, dobre as pontas e coloque-os no prato.

5. Ligue o forno a 200º. 

6. Prepare o bechamel (eu saltei este passo porque usei já pronto). Leve ao lume um tacho com a margarina, deixe-a derreter, junte a farinha e mexa bem sem tirar o tacho do lume, depois junte o leite aos poucos, mexendo sempre até ficar um creme liso. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Mexa bem e deite por cima dos crepes. Espalhe o queijo ralado por cima e leve ao forno até ficarem dourados e JÁ ESTÁ! 


Aqui estão eles antes de irem para o forno. Fizemos 6 crepes grandes (2 tabuleiros). Sim, fizemos porque o maridão também ajudou ;-)


Acompanhámos com salada de alface e tomate


Deliciosos! A massa é fantástica e em breve vou dar largas à imaginação e experimentar com recheio de atum e tomate. Também devem ficar uma delicia ;-)


Que tal Chef Hernâni? Não me portei nada mal, hein :-)

Também nos podem seguir no  Instagram e Facebook


6 comentários:

  1. Respostas
    1. Tens que experimentar Catarina! O pessoal aí em casa vai adorar ;-))

      Eliminar
  2. ESTÁ COM UM ASPETO FANTÁSTICO :) IMAGINO QUE O SABOR AINDA MELHOR!
    http://newblackis.blogspot.pt/
    BEIJO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Uma receita para repetir, sem dúvida ;-)

      Eliminar
  3. Muito bem! Quem diria,que um dia nos trarias belas receitas! ��Tenho que experimentar.Obrigada, beijinhos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Patty, quem diria ah ah ah! Um dia ainda comes um repasto feito por mim! Sabes que não morro de amores pela cozinha mas quando capricho até faço umas coisas jeitosas... o pior é ter vontade de caprichar :))) é raro ah ah ah :-)
      Beijinho grande para todos :*

      Eliminar