terça-feira, 15 de novembro de 2016

PEQUENO no tamanho GRANDE na missão

Dia 29 deste mês faz 10 anos que perdi os meus gémeos aos 5 meses de gestação. Sofri horrores fisica e mentalmente. Senti na pele a efemeridade da vida, por isso mesmo, é de coração que apoio campanhas como esta porque só quem passa por situações semelhantes é que sabe a profundidade das cicatrizes que nos ficam na alma. Para além disso, enquanto estive internada, conheci a Ana que estava a viver uma gravidez gemelar semelhante à minha. A Ana também estava grávida de dois meninos. Um deles também morreu no útero mas o F nasceu com 30 semanas. Quando o vi fiquei chocada. Temi que não sobrevivesse mas hoje é um matulão lindo e cheio de vida! Um miúdo que tenho visto crescer porque entre nós ficou uma amizade tão forte como a experiência que ambas vivemos entre lágrimas e desabafos.

Sabiam que em Portugal nascem por ano 9 mil bebés prematuros e que 10% ficam internados, em média, 60 dias em Unidades de Cuidados Intensivos?  9 em cada 100 bebés nascem com menos de 37 semanas de gestação e 1% dos recém-nascidos tem menos de 1.500 gramas. Os prematuros representam assim 1/3 da mortalidade infantil no nosso país. As crianças que nascem antes do tempo têm problemas específicos que exigem apoios especializados.

“XXS – XXL: Pequeno no tamanho, Grande na missão” é mote da campanha que a XXS - Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro acabou de lançar, e que pretende alertar para a realidade dos nascimentos prematuros e contribuir para dotar as Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais de todo o País de equipamentos necessários e adequados a estes bebés para a promoção do vínculo afetivo com os pais. No dia 17 deste mês celebra-se o Dia Internacional da Prematuridade e a XXS apela a todas as empresas e particulares que ajudem na angariação de material de conforto e promoção de vínculo afetivo necessário para os cuidados neonatais. Máquinas de extração de leite, kit de ninho ou até cadeirões e bandas kanguru, são algumas das ofertas solidárias que qualquer uma de nós pode efetuar. 

Fazem parte desta campanha cerca de 20 Hospitais a nível nacional, como o São Francisco Xavier, Centro Materno Infantil do Norte, Hospital de Faro, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, entre outros. Cada pessoa/empresa poderá escolher o material e o hospital que quer ofertar.

Podem ver a lista de hospitais e todos os detalhes em xxs-prematuros.com 





FOTOS cedidas pela XXS

Também nos podem seguir no  Instagram e Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário